O que pretendem afinal os “The Cleans”?

Terça, 12 Novembro 2013
O que pretendem afinal os “The Cleans”?

João Campos explicou melhor a sua ideia ao Atleta-Digital.

Uma das novidades do período de transferências aconteceu com o aparecimento de uma nova equipa, os “The Cleans”. Mas afinal que objetivos terá esta equipa? 

O dicionário transformaria a equipa “The Cleans” numa espécie de equipa especialista em limpezas ou numa equipa limpa. O primeiro conceito poderia ser uma tradução estrangeira da antiga equipa do Conforlimpa, mas a segunda definição aponta ou para cuidados de higiene ou, desportivamente falado, para uma equipa contra a existência de doping. Mas a teoria da equipa que estaria liberta do doping, sairia mais frágil, já que um dos atletas, Nuno Costa, esteve já dois anos castigado por uma penalização por doping. E afinal de contas a estratégia foi essencialmente outra...Confira a entrevista que o Atleta-Digital fez ao mentor do projeto, João Campos, treinador que orgulhosamente treine na zona do Porto, mas que não vê motivação se não estiver a trabalhar inserido em contexto coletivo. E o contexto coletivo promete ombrear com os principais emblemas nacionais...

Atleta-Digital: Como é que surgiu toda a ideia de criar o “The Cleans”?

João Campos:
Eu precisava de uma equipa para me motivar e andava atrás de uma equipa há muito tempo. Estive no FC Porto, o FC Porto acabou e acho que precisava de me motivar nesta fase da minha carreira. Fui lutando, fui vendo se era possível estar numa equipa e onde é que era possível. Felizmente encontrei três pessoas que acederam ao pedido que eu lhes fiz: duas da área dos seguros e uma ligada à saúde. Custou-me muito, eu ando a tentar formar esta equipa formalmente desde fevereiro e só nos primeiros dias de setembro é que conseguimos convencer as pessoas de que o atletismo pode ser também um bom meio de promoção, apesar de as empresas que nos apoiam serem empresas com muita visibilidade no meio. Conseguimos, estamos a dar os primeiros passos e tem sido um fator de motivação para mim. Ainda não temos a publicidade nas camisolas, foi tudo feito muito rápido para podermos estar aqui [Crosse de Torres Vedras] presentes e é para mim gratificante poder dedicar-me a tempo inteiro aos meus atletas, porque tenho outros noutras equipas.

Atleta-Digital: Há pouco falou do clube, e referenciou que passou pelo Futebol Clube do Porto. Tentou junto do Porto reativar a secção ou nunca houve essa tentativa?

João Campos:
Comigo não. Eu penso que será difícil reativar comigo. Eu fiz isso ao longo da minha carreira no FC Porto, reativei-a duas vezes e estou cansado. Acho que a maneira como acabaram com a secção, ainda por cima convidarem-me para estar nessa cerimónia, em que iam suspender a secção, e eu não estive presente - como é evidente que não podia estar presente quando iam acabar a modalidade que eu gosto mais. Eu gostava muito que o FC Porto reativasse a secção mas não será comigo por aquilo que se passou e por eu não assumir o fecho da secção.

Atleta-Digital: Na verdade, nem todos os atletas que têm no “The Cleans” são treinados pelo João...

João Campos:
Só dois é que não são treinados por mim: o Hermano Ferreira e o Sérgio Silva. De resto são todos atletas do meu grupo de treino: Bruno Albuquerque, Sérgio Dias, José Costa e o Nuno Costa.

Atleta-Digital: As ambições do The Cleans passam pelo quê?

João Campos:
Nós queremos apostar fundamentalmente, em termos de corta-mato e estrada, queremos agitar as hostes do meio fundo. Estar ali, ir ao pódio e se puder ganhar ganhamos, se não for possível não há drama. Mas quero também mentalizar todos estes atletas que fazem parte do “The Cleans” que é possível fazer isto na estada e no crosse e ir à pista e ser excelente atleta na pista. Eu sou um homem da pista, sou um homem do atletismo do rendimento e como tal gostaria imenso, e vou convencê –los, a estarem presentes nos grandes campeonatos internacionais.

Atleta-Digital: O nome da equipa acaba também por ser uma pequena provocação à luta antidoping, não?!

João Campos:
Não. Como se sabe nós até temos um atleta que esteve 2 anos castigado...O nosso intuito foi agitar, sabíamos que as pessoas iam associar a isso. A primeira preocupação de toda a gente é perguntar "porquê The Cleans?". Retribuíram-nos com aquilo que nós pensávamos que seria muito importante, que o nome teria marketing mas não me desligo da outra parte, como disse anteriormente. Atleta-Digital: Já no passado tinha puxado pela questão anti-doping, aliás nem sei se teve algum atleta com doping na sua história enquanto treinador...

João Campos:
Não, nunca tive. Felizmente...

Atleta-Digital: Portanto acaba por ser também um fator de promover essa luta... João Campos: Claro que também é. Por exemplo ter o Nuno Costa no meu grupo de treino só aconteceu pelo crivo de todos os atletas do meu grupo de treino. Todos os meus atletas tiveram que aceitar o Nuno e eu não pressionei ninguém. É uma hipótese que nós queremos dar ao Nuno, que toda a gente que erra uma vez, não tem de errar mais uma vez. O nosso grupo é um exemplo, tem sido um exemplo até hoje, e o Nuno está a perfeitamente integrado e é perfeitamente apoiado por toda a gente, desde o Rui Silva ao Rui Pedro Silva e aos outros atletas.

Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (9)add feed
Clean : The
Não há comentários???????????????
Novembro 13, 2013
rir : ermelinda
claro que há..o homem que manipula o meio fundo português vai agora tentar construir ou arruinar mais uma equipa...é mesmo um oportunista. quanto ao nome da equipa é de rir..como isso fosse verdade. mas como os amigos dos amigos controlam tudo vai correr todo 5*. o homem tem mel.. muitos atletas tomam opões em treinar com este shr porque sabem que estão protegidos a cerca do doping. viva aos manipuladores!!!
Novembro 14, 2013
D. ermelinda : lol
Este é o melhor treinador de meio fundo Portugues!
Vejo os atletas dele treinar no parque da cidade apareça e veja o Doping deles.
Novembro 14, 2013
Inveja..... =) : Carloz
A inveja é simplismente o reconhecimento da superioridade do próximo.... smilies/grin.gif
Novembro 14, 2013
Burra! : Ermelinda
És uma aberração pah!!!
Foi o melhor que aconteceu no meio fundo visto que as equipas do Maratona e Conforlimpa acabaram...
Queres que os atletas sejam todos controlados pelo Sporting e maioritariamente pelo Benfica???? Os grandes atletas já não têm escapatória e isto só vem a ajudar...
Não diga disparates porque gente ingrata como você há aos molhos!!
Novembro 14, 2013
Ar fresco no atletismo portugues : Sponsor
Não tenho nada contra o SLB e SCP, sou simpatizante de ambas as equipas como amante de atletismo, penso que a criação de uma nova equipa veio trazer mais competitividade nacional,leia-se qualidade de competitividade.
Mais senhores como o professor João Campos deviam de lutar assim pela modalidade que amam de forma a não deixar que o atletismo morra, deviam também apostar nos atletas que não tem "paizinhos ricos" para permitir que estes pratiquem atletismo, que na verdade são estes normalmente que sabem dar valor ao desporto e tem qualidade para fazer marcas,sem descriminação a quem tem posses claro smilies/wink.gif
Novembro 14, 2013
comentario : eu
até estou de acordo com a formação de uma nova equipa,mas...também gostava de ver esse senhor(João Campos)formar atletas e não estar só aproveitar o trabalho dos carolas para de seguida,quando o atleta já estar a render pegar nele e titular-se um grande treinador sem nuca ter formado um atleta desde a sua base.


Novembro 14, 2013
smilies/smiley.gif : Comforlimpa
Nem toda a gente sabe mas esta equipa continua a ser comforlimpa, as únicas coisas que mudaram foram, o nome e a saída do Eduardo Henriques e a entrada para o seu lugar do professor João Campos. smilies/wink.gif
Novembro 15, 2013
Hipocrisia : jlr
Quem tem conhecimento deste meio sabe que esta é a equipa disfarçada da conforlimpa.
Também saberá que os atletas não terão a ADOP a pressionálos como teriam se estivessem noutros clubes (basta ver os atletas controlados nos camp. nacionais e provas de observação de estrado e corta-mato na ultima época).Quanto à dita limpesa sabemos que três dos seis atletas já tiveram problemas, um esteve suspenso, outro esteve suspenso numa modalidade paralela e competiu no atletismo português ao mesmo tempo e ainda outro que fez um ano sabático na suiça. Mas a principal motivação deste novo impulsionador serà certamente a nivel desportivoe pelo prazer de juntar este grupo de atletas que tao bem conhece... lol
Novembro 20, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2