EDP 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Quarta, 26 Maio 2010
Mais uma reportagem da nossa colaboradora Ana Pereira, que correu a Meia-Maratona do Douro Vinhateiro no passado fim-de-semana.

Aquela que se fez anunciar como a mais bela corrida do mundo, e se promoveu e divulgou de forma grandiosa, acabou por se transformar numa corrida trágica e infernal sob um sol escaldante e impiedoso (acima de 30ºC).

Tudo se passou no domingo, 23 de Maio, e depois de uma conduta nas semanas que antecederam a prova, que prometia uma prova de qualidade, no dia da prova, um erro completamente inexplicável, (pois a organização passadas 48 horas do ocorrido ainda não se explicou, deixando apenas uma breve alusão ao sucedido, de forma aligeirada, desvalorizando a situação), a mais bela corrida do mundo acabou por ser a pior corrida do mundo para as centenas de atletas que nela participaram.

A total ausência de abastecimentos para a maioria dos atletas a partir do km 8, incluindo no ponto de chegada, foi o erro fatal. Aquele que não se pode ter. Põe em risco a saúde e a vida do atleta. É a mancha que mesmo que tudo o resto estivesse 5 estrelas (não estava!) envenena e apaga por completo tudo o que de bom se fez. É demasiado sério e grave!

Colocar apenas duas jovens no 1º abastecimento (km 4) para dar água, quando se anunciava 2000 atletas para a Meia, é outro erro óbvio. Quando os atletas ainda pouco se dispersaram (km 4!), seria possível cada jovem oferecer em mão garrafas de água a 1000 atletas cada uma?! Pelos vistos, a organização achou que sim.

Poderíamos "esquecer" vários pontos do regulamento que não se fizeram cumprir, como a "regulamentada" recolha dos atletas após 1 hora da chegada do primeiro, que não se fez e que certamente evitaria vários casos de desidratação e insolação, por mais ou menos graves que fossem. Poderíamos esquecer a má organização à chegada, quer em termos de recolha de chips, quer de entrega de prémios de presença. Há atletas que levaram saco, garrafa de vinho, t-shirt, água, tomboladeira (objecto usado pelo escanção nas provas de vinhos), umas com corrente outras sem. Atletas houve que levaram alguns desses objectos em duplicado e triplicado, porque lhes era estendido em mão, aqui, ali e mais à frente, e outros ainda, faltou-lhes um ou mais objecto e a muitos, faltou tudo! Cortaram a meta e vieram de mãos a abanar, com o interior do corpo mais seco que um bacalhau seco! Se somarmos a isto o facto que deram 10 euros para usufruir do prazer de correr , compreenderemos melhor a revolta das pessoas e as frases ofensivas e os nomes que chamaram à organização, principalmente na pessoa do seu director, que acabou a chorar, não sei bem se por ofendido, ou por constatação da merda que fez pela sua incompetência como organizador de provas de atletismo. A avaliar pelo comunicado no site oficial da prova, em nada humilde ou sincero, desvalorizando o sucedido, tudo leva a crer que foi apenas pela primeira razão.

Mas a prova teve coisas boas!

O antes:

Informações no site oficial. Envio de mails para os inscritos com várias informações; Inscrições fáceis, de valor a dar direito a exigir tratamento equivalente (elevado); levantamento de dorsais na véspera e também no dia da prova; problemas habituais resolvidos com prontidão e boa vontade;

No dia: viagem de comboio do local de chegada para o local de partida. Partidas impecáveis com divisão clara e controlada dos atletas da Meia e da Mini; espaço para aquecimento; animação com exercícios de aquecimento e alongamento.
Tudo fazia adivinhar uma prova de sucesso. Daquelas onde todos queremos voltar.

Mas depois...depois tudo se complicou. O mais grave já foi falado (insuficiência e ausência de abastecimentos); a inevitável mistura de atletas da Meia com os da Mini, com a dificuldade de correr para os primeiros; e depois, depois tudo o resto: desorganização na entrega do saco com prémios de presença, conforme já expus acima, a insuficiência e ausência de apoios de primeiros socorros, quer ao longo da prova quer no final; a incapacidade de reparar o erro: se a água acaba ao km 8, muito se poderia fazer para nos próximos abastecimentos já estivessem repostos! Não foi feito! Valeram os bombeiros e os populares, e a cena era arrepiante. Água. Atletas a implorar por água, porque ela é essencial à vida, e eles já a estavam a perder... desmaios, desespero de sofregamente pegar numa garrafa no chão, esquecer que lábios de bocas de dentes pobres e cuspo nos cantos da boca, a tocaram antes! Tudo isso é insignificante e os atletas pegam nessas garrafas e sorvem pingos, gotas de água esquecidas. É a luta pela sobrevivência! Já não se quer saber de tempos, quer-se apenas chegar. Bem. Vivo, pelo menos.

São os choros e a aflição dos amigos e familiares que esperavam os atletas na meta, pois praticamente todos estavam a demorar mais do que seria previsto para cada um. São as sirenes das ambulâncias. A partir, a chegar. As macas que não chegam. É o apelo do speaker, a todos, que tragam água, ajuda àquela gente que chega à meta e cai como tordos. Inesquecível. Foi uma prova inesquecível! Cenário arrepiante, triste. A mostrar como a corrida pode ser perigosa também. A afastar as pessoas da Corrida. A desmotivar. Uma prova absolutamente inesquecível! Pelas piores razões.

As coisas boas ainda: O Douro, o meu rico rio Douro e as suas margens. Quero correr lá de novo! Quero que a organização, se honesta for, convidasse e pedisse a TODOS que lá estiveram para fazer a Meia e acabaram por passar um suplício infernal, para voltarem em 2011, com inscrição gratuita (como compensação e mostra de reconhecimento da porcaria que fez, o que para já não está a fazer), e dessa forma manter a prova, a corrida que pode muito bem ser a mais bonita do mundo, mas para isso, é preciso muito mais que apenas as condições naturais. Essas estão lá! Depois há que criar as outras! E o abastecimento é de fácil resolução. Aumentar as quantidades! Simples! Evitar que Caminheiros que misturem com atletas da Meia. Tanto a fazer. A corrigir. A melhorar! Eu gostava que a Organização fosse capaz disso! Será?

Talvez o director da prova seja (é!) um excelente promotor de eventos! Mas organizar uma prova de atletismo de estrada, a parte da promoção é apenas uma parte, o resto, o fundamental, o essencial para satisfazer quem corre e torna o evento num sucesso, exige outro tipo de pessoa, outro tipo de atitude.

Por: Ana Pereira

| Mais
Comentarios (4)add feed
O seu a seu dono : Jorge Bicho
Esta prova é linda e preciosa. Se há avaliações e verificação de compet^^encias em tanta coisa, a Câmara da Régua tem de tomar junto com a EDP esta prova em mão, e bastará que nunca mais a entreguem à GlobalSport para organizar. Eu lá estarei no próximo ano, mesmo com todo o sofrimento que esta me causou, se para o ano outro for o organizador. Espero que todos os que correram e sentiram o mesmo que eu, tomem esta atitude. è simples abastecer àgua numa corrida. Olhem como outras empresas de organização de eventos trabalham e outorguem a empresas competentes esta organização. Imaginem se alguém morresse? Imaginem.
Maio 27, 2010
País este... : Luís Pinto
Eu também participei nesta prova e já demonstrei o meu desagrado e insatisfação pelo falta de água. Foi grave e terrível para nós atletas, VERDADE.

Agora daí até se querer destruir um conjunto de pessoas que tanto lutou por dar ao país uma prova desta envergadura é simplesmente revoltante!
Este tal de Jorge Bicho (e outros "JORGES") andam por aí a espalhar por tudo quanto é sitio que têm de entregar esta prova a outra empresa (talvez uma do Porto, CERTO!?)

Esta prova foi criada pelo director do evento (tal como referiu numa carta que me enviou após a minha reclamação) e tem sido com enorme esforço que têm lutado por criar algo com tamanha dimensão. A INVEJA é uma coisa muito feia, é verdade...

Participo em provas há mais de 15 anos e pergunto:
- Nunca morreu ninguém em Lisboa (aí a comunicação social abafou mesmo o caso);
- Nunca faltou água na Meia de Lisboa?
- Nunca faltou água em nenhuma das provas nacionais?
- Nunca existiram erros graves noutras organizações?

Eu vi pessoas a chegar à meta, a cair e em situação difícil, devido à desidratação. Eu vi maus abastecimentos. Eu senti na pele tudo isto.

Mas também vi que uma prova que começou há poucos anos se transformou num evento maravilhosos, com evoluções a todos os níveis e que está a bater o pé a muitas outras que "gostavam" de ter esta força.

Tal como escrevi à Organização, esta falha é terrível e JAMAIS PODE ACONTECER, mas desejo-lhes toda a sorte do mundo, e estou certo que na próxima edição haverá água em excesso. Tivesse o país mais gente como esta que luta pelo que é seu!

FORÇA DOURO.

Junho 06, 2010
estive lá e para o ano... : Ana Maria Pereira
Estive lá e sei o que se passou. Grave, imperdoável.

Reclamações? Chamar nomes e atitudes parecidas? Não me parece nada que contribuam para um melhoramento da prova.

Eu reclamei junto da organização, que se disponibilizou a devolver o valor da inscrição. Que mais poderia fazer? Agora? Agora não pode fazer mais nada! Mas pode para o ano! E para o ano eu lá estarei, apostando nesta mesma organização que fez nascer a prova magnífica que é a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, e esperando que tenham aprendido alguma coisa. Estarei lá, e se a Organização for a mesma, o seu director de palavra... tenho inscrição gratuita.

Voto de confiança lhes dou eu, "promessa" me fazem eles, de corrigir erros inadmissíveis. Em 2011 cá estaremos para ver e contar. Assim esperemos, pelo menos.

Ana Pereira
http://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/
Junho 09, 2010
Parabéns pela reportagem : Hugo Fardilha
Fiz 400 km para participar pela primeira vez naquilo que diziam ser a mais bonita prova de atletismo. As minhas expectativas eram elevadas mas uma prova que queria que fosse de descontracção tornou-se um sacrifício e sofrimento até ao seu termino. Pretendia congratular quem escreveu este artigo pois revejo-me inteiramente nessas palavras. De qualquer forma espero sinceramente que a organização NÃO REPITA estes erros e a prova do próximo ano seja aquilo que todos os participantes pretendem...um sucesso e algo no qual todos desfrutem.
Julho 02, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2