Trabalhos bem-feitos: Parte II

Quarta, 10 Junho 2009
Para esta segunda parte, lembrei-me de escrever sobre uma das melhores escolas de saltadores do país (se não a melhor): Salesianos de Manique. E escrever dos Salesianos de Manique em termos desportivos sem falarmos do grande responsável pela sua evolução seria um pecado… É sobre ele que gostaria de escrever.

Prof. Fernando Pereira – Um treinador que eu conheço desde infantil, altura em que eu competia directamente com dois atletas seus: André Rodrigues (mais seria recordista nacional de 100m barreiras) e Marcos Caldeira (ainda hoje um dos jovens mais promissores de salto em comprimento).

É um treinador por quem eu quis ser treinado só que a minha ida para a Escola Salesianos de Manique enquanto estudante do ensino secundário acabou por não se concretizar e o meu desejo não se realizou. Na altura queria ser treinado pelo Prof. Fernando Pereira porque sabia o excelente treinador que era por ter tido oportunidade de conviver um pouco com ele num estágio da Associação de Atletismo de Lisboa. E, como se pode imaginar, fiquei cativado pelo seu conhecimento a nível técnico nos saltos e nas barreiras. Na verdade, dava-me motivação extra só de saber que estava a trabalhar com quem sabia.

Além disso, o seu currículo enquanto treinador já era impressionante. Atletas como Marisa Anselmo, Rodrigo Dionísio, Catarina Bastos, Marcos Caldeira, André Rodrigues e Edgar Verónica começavam a dar nas vistas… Tanto davam nas vistas que todos à excepção de André Rodrigues, que desistiu precocemente após vários problemas físicos, foram convidados para equipas grandes.
Benfica, Porto, Sporting… Mas, a meu ver, todos foram inteligentes porque continuaram a trabalhar sob as ordens do Prof. Fernando Pereira na Escola Salesianos de Manique, a qual tem excelentes condições para a prática de atletismo. Só ganharam com a continuidade porque ficaram com uma pessoa verdadeiramente apaixonado por este desporto: um treinador que é um estudioso e que passa despercebido pela sua maneira de estar nas competições mas que sofre interiormente como ninguém. Todo o Homem tem momentos de fraqueza e contaram-me que certo dia, o Prof. Fernando quis castigar a bancada de pedra quando os nervos da competição falaram mais alto mas quem sofreu foi um dos seus pés. Contudo, eu mantenho a minha opinião de que o Prof. Fernando Pereira é um treinador que facilmente passa despercebido…

Tenho a certeza que as pessoas que entram para o atletismo e vêem o Marcos Caldeira ou o Marcos Chuva saltarem, não sabem quem é o seu treinador. Todos os treinadores deveriam ser assim, “low profile”, sem desejarem fama nem fazerem “escândalos” porque, efectivamente, só fazem o seu trabalho. E como em todos os trabalhos, há uns que fazem melhor que os outros e o Prof. Fernando Pereira, nas suas especialidades, é um dos melhores…

Para quem desconfia, aqui ficam alguns dados:

CAMPEONATOS ESCOLARES INTERNACIONAIS
Individuais

* 28 Medalhas de ouro;
* 37 Medalhas de prata;
* 49 Medalhas de bronze;

Colectivos

* 1 Medalha de Ouro;
* 5 Medalhas de Prata;
* 4 Medalhas de Bronze.

CAMPEONATOS FEDERADOS
Individuais

* 152 Títulos Regionais;
* 42 Títulos nacionais;
* 32 Segundos lugares nacionais;
* 24 Terceiros lugares nacionais.


Colectivos:

* Campeão Nacional de Clubes de Salto em Altura em Sala (97 / 98; 98 / 99; 99 / 2000; 2000 / 2001; 2001 / 2002; 2002 / 2003; 2003 / 2004; 2004 / 2005);
* Campeão Nacional de Clubes do Triatlo Técnico Jovem em Sala (99 / 2000; 2000 / 2001 ; 2001 / 2002 ; 2002 – 2003 ; 2003 / 2004 ; 2004 / 2005; 2005 / 2006 );
* Campeão Nacional de Provas Combinadas em Juvenis Femininos em 2003;
* Campeão Nacional Clubes “ Atleta Completo “ (99 / 2000; 2000 / 2001; 2001 / 2002; 2003 / 2004; 2004 / 2005; 2005 / 2006) e 2006 / 2007);


Actualmente o Prof. Fernando Pereira continua a orientar atletas que andam no top como o Marcos Caldeira, Marcos Chuva, Rodrigo Dionísio ou o Edgar Carrolo e espero que todos triunfem neste desporto. Estou convicto de que não será pelo treinador que não triunfarão porque quem sabe, sabe… E ele sabe.

| Mais
Comentarios (2)add feed
Recordando : carlos santos
Era de prever que o meu ex-aluno e atleta,então infantil e iniciado,viria a ser alguém importante na modalidade.O Nando Pereira era um talento na pequena cidade do interior de Angola onde então ambos viviamos/(69/74).Sem meios de qualquer espécie,conseguiu vencer o triatlo,competindo com atletas de outras cidades que tinham pesos,caixas de saltos e barreiras...Mas o que certamente a maioria não sabe é que ele era um craque também no futebol.Fez bem,no entanto,quando ingressou na Universidade em optar pelo atletismo.Os resultados estão á vista.Acompanho as proezas dos seus atletas.Já nos vimos por aí nas pistas,como é óbvio.E,com um abraço matamos saudades.Vai ser um nome grande a fixar na área dos saltos
Novembro 04, 2009
RE: : Edgar Verónica
Recordo tudo isto com saudade,
O Fernado Pereira não só é um grande treinador mas também é uma grande pessoa, sem sombra de dúvida smilies/smiley.gif so tenho boas recordações desses tempos, um Obrigado por me fazerem recoradar um dos melhores tempos que passei da minha vida.

Um Abraço a todos.
Dezembro 17, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2