Conforlimpa termina no atletismo

Terça, 14 Agosto 2012
Conforlimpa termina no atletismo

Decisão tem um mês e foi hoje oficializada.

A decisão da empresa caiu como um balde de água fria no atletismo português, numa altura em que a equipa também estava em queda, com o poderio demonstrado pelo Maratona Clube de Portugal. 

Foi em 1997 que o Grupo Desportivo Conforlimpa começou a aparecer de forma vencedora e volvidos 15 anos a suspensão do atletismo de alta competição acaba por ser uma má notícia para o atletismo nacional. Com oito atletas seniores e quatro atletas juniores nas equipas, a Conforlimpa, uma empresa da área das limpezas, terminou uma luta que vinha sendo renhida com o Maratona Clube de Portugal. A decisão foi comunicada a Eduardo Henriques, responsável técnico, há cerca de um mês, ele que confirma à Agência Lusa ter tentado a manutenção de uma equipa, que trazia fortes encargos ao Grupo Conforlimpa, já que todos os atletas possuiam contratos com ordenados mensais que estavam acima da média nacional.

”Os atletas foram os primeiros a ser informados. Fui eu a dar a cara, até porque fui eu que fiz as contratações, e a dizer que a empresa não poderia aguentar esta despesa extra. É pena, mas não houve outra solução”, disse Eduardo Henriques à Agência Lusa. Foi Armando Cardoso, administrador do Grupo Conforlimpa e o principal dirigente desta equipa, que esclareceu a posição da empresa face a este término : ”Suspendemos apenas a alta competição, não impedimos nenhum dos nossos funcionários de correr ou jogar com a nossa camisola. Até porque espero que a suspensão não seja por muito tempo”. Estas declarações, ao regional Mirante, são acompanhadas das fortes restrições orçamentais no Estado, até porque 85% das receitas vêm de serviços prestados ao Estado, que detém uma forte dívida ao Grupo Conforlimpa : ”A dívida é muito grande e os pagamentos são feitos a longo prazo, o que torna a situação muito difícil de gerir”.

A equipa terá ainda tentado apoios externos, nomeadamente da marca desportiva, a ASICS, mas em vão. Entre os atletas agora sem clube, estão o proeminente Hermano Ferreira ou o experiente José Ramos.

MUITOS TÍTULOS OBTIDOS PELA CONFORLIMPA DESDE 1997

Ao perder-se a Conforlimpa do pelotão nacional, perde-se também um dos apoios do fundo nacional, que na estrada já tinha alguma dificuldade em absorver os principais atletas nacionais, num papel que vinha sendo colmatado por algumas equipas com orçamentos inferiores, como a Maia AC. Difícil parece o igualar no número de títulos nacionais, se exceptuarmos o caso de sucesso do Maratona Clube de Portugal. Em estrada a Conforlimpa alcançou na sua história 11 títulos nacionais (1997, 1998, 1999, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010 e 2011) e 8 títulos europeus (1998, 1999, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008). Além da estrada, que foi sempre um dos principais sucessos, contam-se ainda títulos nacionais e europeus de corta-mato.

A Prova do Bodo, que decorreu no final do mês de julho, poderá mesmo ter sido das últimas vezes que os equipamentos da Conforlimpa foram vistos a competir ao nível da Alta Competição. Nessa prova foi mesmo Hermano Ferreira (ver foto) a dar o corpo a essa camisola, que deixará um vazio competitivo ao nível do fundo nacional, ainda não se sabendo qual o rumo dos atletas que estavam na equipa das limpezas. Esta equipa nos últimos anos viu-se a braços com um caso de doping embaraçoso, do atleta Eduardo Mbengani, um dos atletas mais fortes da equipa, treinado por Eduardo Henriques, que no momento ainda orientava Youssef el Kalai, nunca indiciado por caso de doping e hoje pertencente à equipa do Maratona Clube de Portugal.

| Mais


Comentarios (6)add feed
Problema no país : Comentador
Como a Conforlimpa muitas equipas virão, a Federação terá de ser mais dinamica para um maior investimento por parte das equipas no atletismo. O Sporting Clube de Braga irá ser a proxima em queda, ja que esteve bastante apagado na epoca passada.
Agosto 15, 2012
... : Miguel Marinho
Caros amigos todos os clubes empresas de atletismo não duram sempre,o estado devia era apoiar mais os pequenos clubes com formação.
Os chamados grandes não fazem formação,vão é roubar aos pequenos os seus atletas.. :'(
Agosto 15, 2012
... : GHGJH
MAIS VALE ACABAREM COM O NACIONAL DE ESTRADA E DE CORTA MATO,UMA VEZ QUE DEIXARÁ DE EXISTIR COMPETIÇÃO, O NACIONAL DE CORTA MATO APENAS SERVIRÁ PARA A SELECÇÃO DO CAMPEONATO DO MUNDO, ENFIM CADA VEZ MELHOR smilies/wink.gif
Agosto 15, 2012
Dinheiro : Frankie
Como se consegue sustentar uma equipa de atletismo?

- Apoio da autarquias ( cada vez com mais dificuldades a todos os niveis)
- Patrocinios ( fecham 500 empresas por dia em Portugal)

Os clubes vão aos Nacionais e ganham o quê? Nada
A Federação, nos ultimos 30 anos, quanto deu aos clubes que sustentam o atletismo?
Porque à Federação só interessam os elites e atletas dos amigos?
Agosto 15, 2012
DINH : jeki
isso é verdade... dinheiro da federaçao é so para
amigos de alguns atletas elite.
agr quero ver a federaçao apoiar estes atletas?
uma coisa é certa se nao fosse clubes como a conforlimpa e maratona onde estava o meio fundo portugues??
nao vejo com bons olhos o futuro desta modalidade k ja trousse mts medalhas para portugal. e nao venham dizer k foi a federaçao k ajudou os atletas a conseguir estes feitos. pode ser com um novo presidente venha mudar um pouco as coisas..este ja devia estar fora do cargo à mt tempo. nunca fez nada pelos clubes.. lembro me de à uns anos atras ver provas como o nacional de cross na tv em direto. agr nem deferido. porque? porque so querem meter dinheiro nos bolços deles. vejam como modalidades mais pequenas como btt surf etc está sempre a dar na 2
alguem tem de fazer alguma coisa para mudar o sistema é a minha opiniao.
Agosto 16, 2012
lol : lol
qualquer dia deste o horta tambem esta no desenprego..
nao vai ter atletas controlar ..lol
Agosto 16, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2