IAAF fez ontem 100 anos

Quarta, 18 Julho 2012
IAAF fez ontem 100 anos

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) faz 100 anos.

Foi no Mónaco que se realizou o festejo do centenário, numa iniciativa que não se esgota aqui, com outras atividades programadas pela IAAF para o festejo do seu centenário. 

O órgão gerente do atletismo a nível mundial, nasceu em 1912 num congresso em Estocolmo, com o nome de Federação Internacional de Atletismo Amador, por representantes de 17 federações nacionais de atletismo.

A partir daí a IAAF fez várias alterações nas suas regras internas que passaram a permitir a compensação monetária dos atletas por participações em competições. Apesar disso, a Associação manteve “amador” no nome até 2011 quando se adotou a nova denominação. A noite passada, o Príncipe Alberto do Mónaco, recebeu uma delegação da IAAF para celebrar, dentro do Palácio do Mónaco, o Dia do Centenário. A festa liderada pelo atual presidente da Associação Lamine Diack e os seus vice-presidentes, e saudada pelo Príncipe, incluiu representantes das 17 federações membros fundadores e os funcionários da sede da IAAF, cujos escritórios estão localizados no Principado do Mónaco desde outubro de 2003.

Para selar oficialmente as comemorações, foi apresentado durante a receção, um selo especial comemorativo monegasca. O selo emitido hoje pelo Principado é adornado com o logótipo do Centenário da IAAF e marca, formalmente, os 100 anos de história da associação.

"Em nome das 212 Federações Membro da Associação Internacional de Federações de Atletismo, deixo aqui o meu sincero agradecimento à sua Alteza Sereníssima pelo cumprimento da IAAF com esta receção e pelo ato de marcar os 100 anos da nossa existência com um selo postal " discursou Lamine Diack. O presidente acrescentou ainda que a mudança da IAAF para o Mónaco, em 1993, fez-se a convite do Príncipe Rainier III e que, desde aí, a Associação foi sempre calorosamente recebida e acolhida tendo vindo a prosperar sob a asa do Palácio. Esta comemoração do nascimento da IAAF, é o mais recente desses gestos de amizade.

As celebrações do Centenário vão continuar durante todo o ano. O Mundial de Atletismo de gala, no dia 24 de novembro, será a peça central de um fim de semana de celebrações em Barcelona, que serão assistidas por dezenas de campeões lendários da história do atletismo. Na capital catalã, vai ser ainda realizada uma exposição comemorativa que estará aberta ao público por seis semanas, entre 13 de outubro e 25 de novembro.

Do plano de comemorações do aniversário, constam também um livro comemorativo, um programa televisivo e o tradicional Jantar da Associação Internacional de Federações de Atletismo, com data marcada para a véspera das competições de atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres.

Download:

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2