[EURO12] Patrícia Mamona chega à Prata

Sexta, 29 Junho 2012
[EURO12] Patrícia Mamona chega à Prata

Recorde nacional foi a segunda cereja no topo do bolo.

Patrícia Mamona sagrou-se vice-campeã europeia na prova do triplo salto feminino, um resultado histórico no atletismo nacional que é o ponto mais alto da saltadora portuguesa. 

O concurso de Patrícia Mamona começou bastante bem, uma abertura superior à que tinha feito na qualificação mas com a vantagem de um salto superior e com vento regulamentar. Os 14.52 metros seriam assim um novo recorde nacional, recorde que ultrapassa o anterior por dez centímetros e que anteriormente tinha sido alcançado em Lisboa, em julho do ano passado. Ao longo do concurso a portuguesa estaria regular acima dos 14 metros, com 14.07 metros no segundo ensaio, fazendo ensaio nulo ao terceiro ensaio. A portuguesa voltaria a saltar longe no quarto ensaio, com 14.22 metro. Os 13,97 metros do quinto ensaio acabariam sucedidos por 14.21 metros, uma regularidade fantástica da saltadora portuguesa.

A portuguesa quase não conseguia ter palavras para descrever o seu feito, que era afinal grande, porque ficaram para trás fortes atletas como as gregas Níki Panéta, Paraskeví Papahrístou e Athanasía Pérra, a francesa Françoise Mbango e ainda a eslovena Marija Sestak. ”Estou mesmo muito contente”, foram as primeiras palavras da saltadora de prata, que agradeceu ao seu treinador, Prof. José Uva, bem como ao grupo de treino. Para esta competição José Uva ficou em Portugal, dado que a Federação Portuguesa de Atletismo optou por trazer o treinador da atleta com melhor ranking, neste caso veio João Ganço, em representação de Susana Costa. Mas nestes campeonatos as orientações foram do selecionador nacional, Prof. José Barros, que voltou ao papel de treinador num setor que lhe é muito querido, depois de vários anos como Técnico Nacional de Saltos. À hora da entrevista a portuguesa ainda não tinha falado com o seu treinador, mas assumiu que seria a primeira coisa a fazer…

Ao longo do concurso a atleta assume ter tentado a melhoria de marca, que nunca chegou a ocorrer, num concurso que é atípico para o seu estilo de competir, que tipicamente é a melhoria salto a salto. Hoje, tal como há dois dias, o que mais contou foi o salto de abertura e Patrícia Mamona surpreendeu-se a si própria e deixou a Europa espantada com o brilhante recorde nacional alcançado. Agora pensa nos Jogos Olímpicos, a atleta que é de grandes momentos e que ganhou hoje o direito de sonhar com a presença na final olímpica do triplo salto, depois de hoje ter chegado à prata que há muito ambicionaria, porque para Patrícia Mamona hoje uma medalha, fosse ela de que valor fosse, seria já um excelente prémio de época. E o recorde nacional também já seria mais do que justificativo da presença de Patrícia, é claro. Todo o trabalho desta temporada é todo ele produto nacional e a saltadora portuguesa agradeceu a Susana Costa, ”que também me tem ajudado imenso”, principalmente no que à competitividade diz respeito.

A medalha de Ouro acabaria por ser conquistada pela ucraniana Olha Saladuha, atleta que também abriu o concurso de forma forte, a 14.99 metros, marca que é ao mesmo tempo o melhor registo mundial do ano, reforçando o título europeu de há dois anos e assumindo o favoritismo pelo título mundial de há um ano. Aliás o primeiro ensaio correu mal à maioria das atletas, com nulos. O bronze foi alcançado pela russa Yana Borodina, que chegou a 14.36 metros.

Este foi um ano de paciência da portuguesa que teve uma época diferente das anteriores, a treinar em exclusivo em Portugal, sob orientação do Prof. José Uva, em vez dos treinos nos Estados Unidos da América, onde nos anos anteriores Patrícia Mamona se encontrava a realizar o seu curso superior. Com marcas longe do seu melhor, Patrícia apontou o momento de forma para este Europeu, deixando tudo o resto para os Jogos Olímpicos. Há dois anos surpreendeu a Europa com uma ida à final, em Barcelona, hoje Patrícia Mamona surpreendeu a Europa com esta medalha de prata muito desejada.

A cerimónia de medalhas só acontecerá amanhã, às 20:55 (hora portuguesa). Esta é a segunda medalha portuguesa em Europeus de Ar Livre e Patrícia Mamona é a primeira portuguesa a alcançar uma medalha internacional para a prova do triplo salto feminino.


RESULTADOS:
1. Olha Saladuha (Ucrânia) – 14.99
2. Patrícia Mamona (Portugal) – 14.52
3. Yana Borodina (Rússia) – 14.36

Enviado Especial : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (2)add feed
Parabéns à Patrícia Mamona! : pjatleta
Parabéns, excelente resultado e felicidades para as próximas etapas!
Junho 29, 2012
... : Gail
Espectacular!!! Parabéns á atleta e ao treinador!!!
Junho 29, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2